quarta-feira, 24 de junho de 2009

10 dicas fáceis para perder peso


Perder peso não é simples, principalmente se você precisa perder muitos quilos. Mas há diversas atitudes simples que você pode tomar para que esse objetivo se torne realidade.

extraído de: Seleções Reader'sDigest - Especial Vida Saudável

1 - Beba Água
É comum confundirmos sede com fome. Então, da próxima vez que tivervontade de beliscar, beba água. Assim, você vai se sentir saciado. Especialistas sugerem que se beba pequenos goles de água (ou de chá gelado)antes ou durante uma refeição, o que acrescenta volume e peso a ela.

2 - comece a medir
É fácil errar ao avaliar os tamanhos das porções. Usecolheres ecopos de medidas, em especial para molhos de salada gordurosos, laticínios e outros molhos. Providencie uma balança de cozinha.

3 - Estabeleça metas reais
Um quilo, no máximo, por semana é possível. Os melhores programaspara perder peso ensinam que, após a perda dos primeiros 5 kg, deve-se manter o peso por seis meses antes de tentar perder mais.

4 - Conte até dez
Estudos revelam que o desejo dura, em média, apenas 10 minutos. Então, antes de ceder à compulsão, acione o seu cronômetro e espere. Use o tmepo para tentar fazeralgo que estava pretendendo há tempos. Escolha algo que lhe proporcione realização. E fique longe da cozinha.

5 - Coma mais vezes
Pessoas que conseguem manter o peso comem, em média, cinco vezes ao dia. Em geral, refeições leves desaceleram o apetite, aumentam a energia e impulsionam o metabolismo, uma vez que o processo da digestão em si queimacalorias.

6 - Faça a sua festa
Quando for a uma festa, ofereça-separa levar um prato. Chegar com um molho de baixo teor de gordura ou outro petisco de baixa caloria garantirá a você poder petiscar sem sensação de culpa.

7 - Dê readinhos a si mesmo
Escreva mensagens para si mesmo na geladeira e na despensa, dizendo "Quer mesmo isso?" ou "As calorias 'valem' as consequências?"

8 - Diminua um terço
Ao jantar fora, reduza a tentação de "limpar" o prato. Peça que embrulhem para viagem um terço da refeição e coma essa porção no dia seguinte

9 - Tome decisões semanais
Não comece uma dieta rigorosa da noite para o dia. Muitas mudanças de uma vez podem ser frustantes. Procure fazer uma mudança por semana.

10 -Consuma menos álcool
Lembre-sede que o álcool é fonte de claorias. Uma caneca de cerveja em 150 cal; um copo de vinho, 85. Mais prejudiciais são as bebidas cremosas, como baileys ou café-irlandês (cefá com uísque), que valem por uma sobremesa. O principal: se quer perder peso, persista em beber mais água).

Segunda-feira, 22 de Junho de 2009

dicas para manter a forma no inverno

13 dicas para manter a forma no inverno
Se vc for igual a eu, já caiu de boca num molho branco! Como é bom para dar um up na salada!!

Assim como sopas cremosas, massas, chocolate quente, etc, etc....

Mas não dá para se soltar no inverno porque o corpo fica todo coberto e não se percebe as gramas se acomodando em forma de gordura na cintura... precisamos ficar atentas e, mesmo com dor no coração, fechar a boca para chegar no verão felizes, lindas e maravilhosas num biquini de lacinho.

Veja a seguir, algumas dicas de como manter a forma no inverno e como fazer para não deixar de comer todos os alimentos saborosos que apreciamos nesta estação.


1- Beba água! No inverno as pessoas não tem vontade de beber água, até mesmo outros líquidos, isso é um erro, pois durante o inverno também elimina-se água do corpo e é preciso repor essa perda, por isso não esqueça de beber de 2 a 3 litros de água todos os dias. Para ajudar a completar esta quantidade beba um chá quentinho.

2- Friozinho e sopa é uma ótima combinação. Se você souber preparar, escolher os ingredientes da sopa, é uma boa pedida, pois além de esquentar, terá uma refeição saudável. Use e abuse de verduras, legumes e temperos naturais. Acrescente com moderação carboidratos como: macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha, pois são todos alimentos do mesmo grupo alimentar. Cuidado com os cremes, pois geralmente é acrescido creme de leite, que fornece muitas calorias. Moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade, pois é um prato que fornece calorias como qualquer outro.

3- Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. Vale lembrar que mesmo os alimentos sendo light devem ser consumidos moderadamente. Ter menos calorias não significa que você pode comer em dobro.

4- Substitua os doces com chantilly, creme de leite e leite condensado por doces a base de frutas. Deixe para comer o doce de sua preferência 1 vez por semana, com moderação.

5- As massas com molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

6- O consumo de saladas no frio é bem menor pelas pessoas, mas o grupo das verduras e legumes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Pense em consumir estes alimentos cozidos, refogados, grelhados.

7- Consuma frutas todos os dias, sempre que possível opte por aquelas que contém vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.), pois de acordo com alguns estudos esta vitamina diminui o tempo de cura em gripes e resfriados.

8- Fracione sua alimentação, faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule refeições, estabeleça horários, assim não irá extrapolar na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia.

9- Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome, exemplos: pão integral, arroz integral, aveia, farelo de trigo, granola, etc.

10- Coma devagar e em ambientes tranqüilos assim sentirá quando estiver satisfeito. Aprenda a se controlar. Coma até que fique satisfeito e não empanturrado.

11- O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar no frio, o que pode aumentar o consumo de calorias e conseqüentemente o peso, portanto moderação é fundamental, não esqueça que cada grama de álcool fornece 7 kcal.

12- Passar o inverno e não freqüentar uma festinha de queijo e vinho não é justo, então siga a nossa dica: dê preferência pelo queijo branco, experimente acrescentar um pouco de azeite e orégano. O vinho tinto é uma opção saudável, pois tem propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde.

13- Não deixe de praticar exercícios! Não permita que o desânimo e a preguiça tomem conta de você, a prática de atividade física é importante para o seu corpo em qualquer época do ano.

Se você seguir essas dicas terá um inverno saudável e estará em forma para próxima estação do ano.

Coluna assinada por: Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet

PARA MEDITAR

Motivação!


A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular.



Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.


Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida. Entretanto, para muitos, manter-se motivado é um desafio. Nesses casos, existem técnicas que podem ajudar.

Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso — como se ele já tivesse acontecido — faz com que você se torne mais confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é passar no vestibular, imagine você sendo aprovado, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se você tivesse acabado de ver o seu nome na lista de aprovados.

Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas — um incentivando e ajudando o outro — faz com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente.

Benefícios da Motivação

Quando uma pessoa está motivada, ela terá mais ânimo para prosseguir e crescer nos seus objetivos. A motivação faz com que o estudante seja mais eficiente nos estudos, gerando mais resultados e conseqüentemente tornando-o uma pessoa mais tranqüila, segura e feliz — não somente enquanto estuda, mas também em quaisquer situações de sua vida.

Conclusão

Todo projeto de longo prazo terá momentos de ânimo, assim como momentos de grande desânimo — que trarão vontade de desistir. Procure, então, preparar-se para os dias de baixa: eles certamente virão e você deve aprender a lidar com eles.

A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar-se dos motivos que o estão fazendo estudar — seja dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou qualquer outro motivo. Pensar de forma positiva também ajuda muito.
Quando os momentos de crise, desânimo e cansaço aparecerem, tudo bem! Isso é normal. Procure relaxar, fazer outras atividades e retome em outro momento.

sábado, 13 de junho de 2009